28/09/2021 às 20:24 Casamento

DICAS DE CASAMENTO: O que analisar na hora de contratar fotógrafo e vídeo de casamento?

145
5min de leitura

  Bom, sabemos que a hora de contratar um fotógrafo para o casamento não é nada fácil. Pelo contrário, é mega difícil. Esse post serve para te auxiliar a escolher, de forma mais técnica, seu fotógrafo. Certamente muitas coisas que você vai ler nos itens abaixo, você nem imaginou perguntar para um fotógrafo. Por isso, essas dicas são valiosas.

Vamos em ordem decrescente!

7 - INDICAÇÃO - Cuidado com as indicações por indicação.

A indicação serve para apenas para uma parte da pesquisa, que seria de saber quem é um profissional de confiança, e só. O correto é buscar indicação com amigos ou conhecidos que tenham o mesmo gosto da noivos, porque nem sempre o que é bom para quem indicou é bom para você. O gosto é pessoal, e é essencial conhecer melhor o profissional, seu trabalho e como ele está atualmente no mercado. As vezes quem te indicou teve a experiência com o profissional há muito tempo e muita coisa pode ter mudado, para melhor mas infelizmente para pior também.

6 - O TRABALHO - A vitrine de um profissional é que atrai uma noiva de início. Seja no Site, Instagram, Facebook ou outra plataforma. Definir o estilo de fotos e pessoa que você quer para seu casamento é fundamental. A vitrine do profissional normalmente mostra quem ele é, seu estilo de foto e tratamento de imagem. Não adianta contratar um fotógrafo que usa fotos coloridas e querer dele fotos vintage depois, por exemplo. Se você gostou do estilo das fotos mas não do tipo de tratamento, pergunte a ele se faz o estilo que você gosta. Tem fotógrafos que fazem do jeito que a noiva quer de forma personalizada, então sempre pergunte tudo pra ele. Agora se você não gostou do estilo, é melhor procurar mais um pouco para não se arrepender depois.

5 - VER O TRABALHO COMPLETO - Está aqui uma coisa que ninguém ou quase ninguém pede: Fotógrafo, me mostra um trabalho completo da primeira foto a última foto de um casamento? Essa é a pergunta que você coloca o fotógrafo na parede. Se ele tem um belo trabalho de verdade vai te mostrar um ensaio completo, um casamento completo sem menor problema. Você vai poder ver realmente o que quer e vai receber. Precisa pedir um ou mais trabalhos completos do jeito que foi entregue para uma noiva. Agora fica a pergunta: Mas por quê fazer esse tipo de pergunta? É porque existem fotógrafos e cinegrafistas que postam trabalhos MARAVILHOSOS em seu site e redes sociais, mas o que é postado normalmente é o melhor do melhor que o profissional pode proporcionar, mas o trabalho completo nem sempre é bom quanto. Por isso a importância de ver TUDO.

4 - EMPRESAS FOCADAS OU NÃO? - Minha dica em relação a esse tema é polêmica. Pra mim, o ideal é contratar empresas (Fotógrafos e Cinegrafistas) que sejam focadas só na foto e só no vídeo. Antes que você possa pensar assim "você fala isso porque só faz fotografia e não faz vídeo", eu te digo. Trabalhei com foto e vídeo por 6 anos consecutivos e a pior coisa de ser uma empresa hibrida na foto e filme é manter padrão de qualidade (nem sempre a equipe é a mesma). Isso não é regra, mas normalmente a tendência de empresas focadas é entregar um resultado mais próximo ou até melhor com o que foi contratado. Já a tendência de empresas hibridas é mostrar algo fantástico (só vai ter trabalhos lindos no mostruário) mas nem sempre as pessoas que fizeram o evento do mostruário vão estar no seu casamento. Por isso quando são empresas focadas, tem uma equipe mais enxuta possibilitando manter de uma forma mais fácil o padrão de qualidade.

3 - VERIFICAR DETALHES DO ORÇAMENTO - Buscar saber realmente o que está incluso no orçamento é algo importantíssimo. Acredite, quase nenhum fotógrafo coloca tudo no orçamento. Então você precisa perguntar. Vamos a alguns exemplo do que perguntar: quantidade de profissionais que vão para registrar o evento, quantidade de fotos, onde e como será entregue o trabalho, o prazo de entrega, custos extras com ensaio, e etc. No vídeo a mesma coisa. Verificar tempo de vídeo, verificar sobre qualidade que serão entregues os arquivos, saber como áudio é gravado, como é entregue, enfim, pergunte TUDO. Depois de pegar todas as informações, aí sim é comparar os orçamentos. Ver preço dos custos extras pode ser decisivo. As vezes um é mais barato porém tem menos valor agregado. E ao contratar por fora o que realmente o que você quer, esse extra é mais caro, ficando um preço maior que o outro que já tinha o trabalho completo, como você desejava. Então analise os detalhes, pergunte pergunte pergunte. Se algum profissional não te ofereceu algo que o outro ofereceu, pergunte a ele se ele realiza o serviço ou produto. Aí pede pra acrescentar no orçamento.

2 - EMPATIA - Deixa eu te contar um segredo: você ficará mais tempo com seu fotógrafo e seu cinegrafista no dia do evento que com seu noivo. Exatamente isso! Os profissionais chegam cedo no making of, ficam lá com você, fazem imagens do vestido, maquiagem e etc, e você só larga deles no fim da festa. Quase 10 horas de trabalho juntos ou dependendo do evento até mais. Então a empatia é MUITO importante. A intimidade com eles ajuda também pra você ficar tranquila em todos os momentos, ficar algo leve naquele dia. Imagina um profissional com fotos maravilhosas mas que mal conversa contigo e não te deixa a vontade. Não vai dar certo né? Então faça reunião com ele, conheça ele nem que seja por vídeo. Faça também o pré wedding. Nele a intimidade aumenta bastante, não só com você mas com o noivo também. E tem um detalhe. Lembre-se que tem empresas que mandam terceiros fazer o trabalho. Certifica-se disso, e tente ver quem é que vai no seu dia, tente se enturmar antes,. Nada pode ser pior que uma pessoa que você nem foi com a cara estar ali do seu lado registrando um dos dias mais importantes da sua vida.

1 - TUDO NUM SÓ PROFISSIONAL - Unir tudo acima num profissional só. Esse é o desafio principal e mais difícil. E tem um agravante, o custo final de tudo isso. Infelizmente as vezes você pode achar um profissional assim, mas o custo dele é mais caro que dos outros. Aí eu pergunto, não é melhor se apertar, pedir pra parcelar em mais vezes, enfim, negociar com ele e fazer com ele? Esse sonho não volta atrás. Então essa escolha tem que ter peso maior no seu orçamento. É melhor economizar em outras questões que com quem vai registrar sua história. Me siga no INSTAGRAM. Fiz uma live com o Cinegrafista Marco Duarte Imagens sobre esse assunto. Se você quiser assistir com mais detalhes CLIQUE AQUI 

28 Set 2021

DICAS DE CASAMENTO: O que analisar na hora de contratar fotógrafo e vídeo de casamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Dicas de Casamento Fotografo de casamento Fotógrafo de casamento RJ

Quem viu também curtiu

08 de Jan de 2021

DICAS DE CASAMENTO: Como se preparar para o making of de noiva para ter belas fotos?

26 de Jan de 2021

5 Razões para Não Deixar de Casar em Tempos de Pandemia

01 de Jul de 2018

Visita ao Atelier de Hurla Jacot

Olá, aqui é o Diego Roberto. Como vai? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats para dúvidas, orçamentos e sugestões.
Logo do Whatsapp